quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Fraldas ecológicas

E para matar a curiosidade de muitos, aqui estou eu com 7 meses e já preocupada com questões ambientais. As fraldas ecológicas são confortáveis e divertidas, todos os dias tenho o rabo de cor diferente. Lavam-se à mão ou na máquina e ficam sempre branquinhas e a cheirar bem. Uso desde os 3 meses, vou continuar a usar até ter dois anos e ainda vão dar para os meus irmãos.
Como diz a Isaura: "Verinha é Cuya (fixe)!"
Beijinhos








Travessias de barco do embarcadoro para o Mussulo






Aqui ficam algumas fotografias das minhas idas para a ilha do Mussulo. Começamos por fazer um passeio de carro de cerca de 20 minutos até ao embarcadoro. Depois o pai tem negociar com uma série de miúdos que, aparecem para tomar conta do carro, e arranjar um barco em condições para a princesa Vera atraversar. Ponho o colete que o meu querido avô Beju ofereceu e lá vou eu ao colo da minha mãe para o Bar Sul. Na realidade nunca aprecio bem a vista quando estou no barco, porque o balançar e o barulho do motor embalam-me e acabo sempre por fazer uma sestinha ao colo da minha mãe.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Amigos "Angolanos"


Olá a todos, aqui estou eu com os meus amigos "Angolanos". O antónio tem 5 meses, e a Isabelinha tem 8. Eu sou a da esquerda e tinha 6, agora já estou quase a fazer 7 e estou mais gordinha. Na terça feira fui levar vacinhas e pela primeira tive febre. Mas mesmo assim estive muito bem disposta.
Os meus pais já me compraram uma cadeirinha para comer e uma cama de viagem para passear por terras angolanas e não só...



beijinhos

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Verinha de Férias no Algarve



Em Portugal de férias em Setembro, a Verinha andou por Vilamoura e Alzejur city. Passeou com os pais, avós, primos e alguns amigos dos pais.
Fez as suas primeiras sestas na praia, deu grandes passeatas com a mãe e comeu muito bem.
Pôs o pé no mar e tomou banho na piscina. Adorou os dois, apesar de se ter manifestado com a àgua fria do mar.
As fotografias são no Algarve com 4 meses e tal.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

1º Dia de Praia da Verinha


No fim de semana passado a Verinha foi pela primeira vez à praia. Levamos a avó Tété à praia de Cabo Ledo.

A Verinha deu um grande passeio junto ao mar, comeu um grande biberon, fez um cócó até ao umbigo (presente que foi a avó que recebeu) e dormiu uma grande sesta.

Os mais velhos para além de banhos dedicaram-se a uma partida de raquetes, e as senhoras a banhos de sol.

Almoçamos em cima da praia um magnifico arroz de marisco acompanhado de um muralhas bem fresquinho.

No caminho a Avó Tété presenteou-nos com dois quadros típicos africanos muito giros

para a nossa sala.

O regresso foi pacífico, sem muito transito. Mas o Manuel e sua mãe ficaram pelo caminho para ir ao Kero, uma espécie de Continente

, onde o Manuel foi comprar coisas para a sua casinha nova.



domingo, 7 de agosto de 2011

Visita da Avó Tété

Hoje acabou a visita da Avó Tété por Luanda, esteve connosco duas semanas e tudo indica que gostaria de ter cá ficado mais. Quem sabe vem passar a reforma connosco...hehe
No primeiro fim-de-semana fomos, no sábado até ao Parque da Quissama, fizemos um passeio de barco pelo Rio Kwanza, onde vimos diversos corcodilos e cobras
e outro de Jipe pelo parque à procura de animais. Desta vez também não conseguimos ver elefantes, mas não faltaram

veados, girafas e zebras.
No Domingo fomos até Mangais, um resort de luxo com um mega campo de golf e piscina. Fomos lá almoçar e passar o dia.









Este fim-de-semana fomos até praia de Cabo Ledo. Demos um grande passeio na praia e o nosso primeiro mergulho. Este foi também o primeiro dia de praia da vida da Verinha e parece que gostou. Comemos um belo arroz de marisco mesmo em cima da praia e à noite ainda fomos jantar fora em Luanda. A sogrinha bebeu umas caipiroscas e já estava animada. he!he!

Durante os dias de semana, passeei com a sogra pelas ruas de Luanda. O Tony, motorista de serviço, que não sabe um único caminho fez as nossas delícias e levou-nos a todos os locais da cidade. Visitamos a Ilha de Luanda, as Igrejas, os poucos jardins que há, esplanadas, pastelarias e supermercados. Na rua apanhamos de tudo à venda o que impressionou a Maria Teresa, vimos desde espelhos, cabides, fruta e legumes e sacos de pão que estão pendurados nas árvoes. Também vimos galinhas inteiras e vivas que os homens seguram aos molhos, de cabeça para baixo e assim se passeiam pelo meio do transito a vender a 1000KZ (10€).

Esta viagem veio a calhar ao mano mais velho, que escolheu durante estes dias a sua casa e para tal contou com a ajuda da sua mãe.

A tia já foi embora e nós por cá continuamos quem sabe à espera de uma nova visita...

Obrigado pela visita, gostámos muito!!!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Verinha em Luanda


Chegado o dia 4 de Julho a Verinha , o Diogo e eu embarcamos para iniciar a nossa vida a três por terras Angolanas. Estavamos com algum
receio da viagem uma vez que nos
esperavam 9 horas de viagem rodeados de gente que queria dormir, e um bébé de 3 meses não se consegue controlar. Mas afinal ela devia sentir que estava a ir para casa, e nem se fez ouvir durante toda a viagem. Comeu dormiu, voltou a comer e a dormir. Uma santa.

Agora já está quase a fazer 4 meses tem 5.500kg e 57cm. Já lhe passaram as terríveis cólicas que assombraram os primeiros 3 meses de vida dela. Já palra muito e ri, continua a gostar de tomar banho e de dar muito à perna e já se quer sentar.

A Isaura é a Ama da Verinha. É muito querida e tem muito jeito. Cant
a-lhe umas lenga-lengas Angolanas e ela adora. Temo que quando ela começar a falar vai ter uma certa pronúncia... hehe
Estas foram algumas das reacções da Isaura e da Luduvina quando viram a Verinha: Dona Mariana, porque é que a Vera é careca? Dona Mariana, Verinha dá muitos
bufos (puns)! etc..
Para já está tudo a correr bem e nós estamos muito contentes com elas, que gostam muito da Verinha e tratam-na muito bem.

domingo, 19 de junho de 2011

596 dias depois…

Pois é, faz uma eternidade que não escrevemos no Blog.

A primeira pergunta que se faz é, porquê escrever agora? A resposta é simples, faltam exactamente 16 dias para a Verinha, novo membro da família, aterrar em Luanda pela primeira vez, e achámos que todos os momentos que ela passar aqui connosco devem ser relatados para que as nossas distâncias sejam encurtadas. Queremos também registar para a posteridade todos os bons momentos que vamos passar aqui em Luanda.

Mas antes da Verinha, vou fazer um breve relato dos principais momentos destes últimos 596 dias.

Natal de 2009 deu para uma curta passagem a Lisboa, apenas uma semana, após o regresso tivemos uma magnífica passagem de ano a dois, única e inesquecível, como não poderia deixar de ser. Os primeiros dias de 2010 foram passados em casa de amigos no Mussulo, uma maravilha.

Carnaval de 2010, folia carnavalesca passada no maravilhoso Rio de Janeiro, com direito a sambas diversos e desfile no Sambódromo, um espectáculo. Depois, passagem de uma semana por Lisboa, foi uma correria, mas valeu acima de tudo para poder fazer o último dos meus almoços com o Avô.


31 de Março de 2010, primeiro aniversário da Mariana fora do seu “quadrado”, foi feliz e cheia de amigos.

Fechámos o primeiro ano de Angola em Maio.

Final de Junho mudámo-nos para a nossa segunda casa, maior e melhor do que a primeira, mas o prédio podia ser melhor. Mudámo-nos de um 4º Andar sem elevador para outro 4º andar sem elevador. Depois disto só podia resultar uma coisa… a Verinha deu os primeiros “passos”, if you know what i mean ;)

Julho de 2010, 29 Primaveras do Je. Tive direito a tudo, jantarada no sábado com noitada, pequeno almoço na cama no dia seguinte, jantarada no domingo e por fim recebo, entre outras coisas, o Ipad.

Verão de 2010, começou triste, de tal forma que tive de ir mais cedo para Lisboa, mas acabou maravilhoso, dia 17 de Agosto descobrimos que a Verinha está a caminho, e fechámos o mês com o nosso primeiro ano de casamento em plenos açores, terra que me viu nascer. A Mariana passou 80% do tempo a dormir, e os outros 20% passou-os a vomitar, mas mesmo assim a viagem foi um espectáculo.

Regresso a Luanda sozinho em meados de Setembro, a Mariana só veio no início de Outubro para deixar a Verinha “solidificar”. Nos entretantos fui conhecer Malange com a grupeta de Luanda. Grande fim-de-semana.

Novembro de 2010, já com a Mariana e com a Verinha a ganhar forma, vamos até Cape Town, passar um grande fim-de-semana na África do Sul. Recomendo!

Natal de 2010, atribuladíssimo, ficámos retidos dois dias em Luanda, o nosso voo Luanda-Londres-Lisboa foi adiado de 12 em 12 horas, durante 48 horas, por causa do mau tempo em Londres. Chegados a Londres, ficamos retidos mais 24 horas e por milagre, e depois de diversas peripécias, arrancamos para Lisboa, finalmente em casa. Mas o pior estava para vir, ficámos os dois de cama de dia 23 a 26 de Dezembro. Um espectáculo.

Regresso a Luanda em Janeiro, o médico proíbe a Mariana de viajar, a Verinha já estava a provocar contracções. Começava o pesadelo de 6 meses a viver sozinho em Luanda.

Princípio de Fevereiro, viagem rápida a Lisboa para matar saudades, com passagem pela Alemanha em trabalho. O mano velho fez-me companhia, como virá a acontecer mais tarde neste ano.

Dia 19 Março, dia do Pai, vou para Lisboa para ficar até ao nascimento da Verinha, que acontece só no dia 10 de Abril.

4 de Maio, regresso a Luanda para o duplo pesadelo, agora era longe da Mariana e da Verinha.

Início de Junho, viagem de uma semana a Lisboa para matar saudades. E que bem que soube.

18 de Junho, ontem, nova mudança de casa. Esta vai ser a casa que vai receber a Verinha daqui a uns dias. Tens uma vista incrível para a Baia de Luanda. Vamos ver qual vai ser a opinião das “Patroas”.

19 de Junho, hoje, terminei a mudança.

Feito este pequeno resumo dos últimos 596 dias, penso que estamos todos preparados para receber as notícias da Verinha sem nenhum gap de informação.