sábado, 31 de outubro de 2009

E para satisfazer os vários pedidos que nos têm chegado, aqui fica uma descrição e fotos da casa africana do casal Karamba Amaral.
O prédio fica perto do Jardim do Mútuo que para quem já andou por estas terras, é no município dos Ingombotas. A nossa casa é um quarto andar e nem vale a pena perguntarem se tem elevador, porque mesmo que tivesse, cá não se pode andar neles, não já a electricidade faltar durante umas 5 ou mais horas...

Descrição:
Entra-se directamente na sala (fotografia 1 e 2) encarnada berrante, que tem um belíssimo sofá que faz furor por Luanda, uma mesa de casa de jantar e 6 cadeiras, um aparador, uma mesa à frente do sofá e um móvel de televisão. Tudo isto foi-nos deixado pelos senhores que cá viviam, e que felizmente não tinham tão mau gosto quanto isso. Ao fundo, onde está o Diogo há uma varanda grande que tem uma mesa e duas cadeira lá fora. A nossa Luduvina passa a ferro de manhã e almoça na varanda.

À esquerda passa-se no pequeno Hall (cor de rosa) que dá acesso a uma casa de banho de visitas e à cozinha.
A cozinha, verde alface está equipada com electrodomésticos topo de gama. Um frigorífico, que não é á Americana por muito pouco, porque gigante ele é. máquinas de lavara loiça e roupa, e um fogão encastrado do melhor. Armários de madeira clara e um chão ligeiramente despropositado para uma cozinha (flutuante escuro).
Na cozinha há duas portas que dão acesso a dois quartos pequenos. Um é o nosso closet (azul claro) e outro, verde e amarelo, irá ser um pequeno escritório e quarto de visitas. Pois apesar de sabermos que não é barato nem perto, estamos a contar com visitas de familiares e amigos!Ao fundo da cozinha há uma terceira porta para o nosso quarto. O único dos três que tem janela e que é maiorzinho apesar de ter espaço para a cama e pouco mais. O quarto tem uma casa de banho com uma espectacular banheira de canto.

Como podem ver pelas descrição e fotografias, os donos desta casa eram ligeiramente obsecados por cores berrantes e diversificadas. Por isso mesmo, hoje temos cá o super Adão a pintar tudo de branquinho.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Parque da Kissama

Ora apesar deste programa ter sido ainda antes de termos ido a Portugal para contrair o matrimónio, naquele dia épico para nós e para todos os que estiveram presentes, aqui fica um ligeiro resumo do nosso fim de semana no Parque Natural da Kissama.
Um parque a cerca de 1h30m de Luanda em estrada e depois mais 1h de picada (estrada de terra com muita areia, buracos, socalcos,etc..), mas para esta aventura não nos arriscamos a ir na Fúria Azul, pois não passaríamos, mesmo, do primeiro buraco.

Ficámos a dormir nuns bungalows que tinham tudo para ser românticos, mas para nós eram simplesmente desconfortáveis, sobretudo porque o tínhamos de partilhar com mosquitos, aranhas e osgas. Já não há privacidade!!!

Acordámos eram 5:45 da manhã, vimos o nascer do sol no meio de uma paisagem linda Africana, com o Rio Kwanza e muito verde. Às 6:00 partia o primeira excursão para ver os animais. Animais estes, que mal existem, pois com os anos de guerra, foram pouco os que sobreviveram.
Mesmo assim, conseguimos ver, girafas, veados, macacos de várias espécies, avestruzes, antílopes e claro aranhas e osgas (tb são animais!!)

Voltamos para almoçar com a companhia de macacos (ver vídeo) e passámos a tarde a ler com piar dos passarinhos. À noite jantámos e fomos dormir cedo, porque a alvorada do dia seguinte era á mesmo hora. O objectivo desse dia era ver os elefantes. Estivemos das 6h às 13:00 à procura deles, mas deles só vimos as bostas!! Para compensar chegámos mesmo perto das girafas o que foi bastante engraçado.